NOTÍCIAS

Homenagens marcam Dia de Iemanjá - 04/02/2013


Cultuar apóia evento, que contou com a presença da comunidade espírita em peso


O dia de iemanjá, comemorado no último sábado, dia 2, reuniu os representantes dos centros de Umbanda e Candomblé, de Angra dos Reis, numa celebração na Casa Larangeiras, no Centro. Cânticos, toques e orações fizeram parte da cerimônia. Durante as intervenções, os pais e mães de santo falaram sobre a importância de comemorar a data e mostrar para a população a força que tem as comemorações dos cultos afros.

 

O presidente da Cultuar, Zequinha Miguel, participou da comemoração e também discursou. Segundo Zequinha, é de extrema importância à presença do Poder Público no incentivo dessas comemorações que fazem parte das raízes da história do Brasil, um país miscigenado, cuja população, quase que em sua totalidade, herdou os traços e o sangue dos povos negros, dos escravos, que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.

 

Após a celebração na Casa Larangeiras, houve uma procissão em homenagem à Iemanjá, pelas ruas do Centro da cidade que terminou no cais de Santa Luzia, onde os fiéis embarcaram em um saveiro e foram jogar flores, presentes, perfumes e pedidos dos fiéis à rainha das águas, exatamente como manda a tradição.

 

As comemorações foram encerradas na Praça do Porto, onde houve capoeira, puxada de rede e shows de samba. No ano que vem a festa será ainda maior, concluiu o presidente da Cultuar, Zequinha Miguel.

Subsecretaria de Comunicação - ANGRA DOS REIS-RJ