NOTÍCIAS

FAZ-SE O F.A.S - 22/10/2012


JAPUÍBA GANHA FESTIVAL


 

O F.A.S – Festival de Arte e Sustentabilidade, idealizado pela SPAsophia Cultura & Arte, cujas proprietárias são Carmen Amazonas e Denise Constantino, e tendo como consultoria e marketing, a Mercado Consultoria, aconteceu nos dias 18 a 21 de outubro em um galpão, na Rodovia Rio-Santos, Japuíba e estreou com grande sucesso e admiração. O projeto visa a integração da arte com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, cujo mote é a transformação do lixo em arte, a criação e troca de ideias, buscando sempre um novo pensamento e conscientização para a preservação e a sustentabilidade do nosso planeta Terra. O F.A.S reuniu nesses quatro dias artistas de Angra dos Reis, do Rio de Janeiro, Paraty e de São Paulo.

Na quinta-feira, tivemos as pertinentes palestras "Cultura e Sustentabilidade" com Thereza Rosso da UERJ e "Reaproveitamento e Reciclagem" com Débora Aranha do INEA, com direito a oficina em seguida; oficina de brinquedos feitos de embalagens com o escritor e ilustrador paulista, Ricardo Girotto e terminou com o cine Cultuar, “Lixo Extraordinário”, assistido por uma plateia numerosa de estudantes. Na sexta-feira, recebemos alunos de várias turmas de escolas públicas e particulares, que se dividiram em diversas oficinas ministradas por artistas e arte-educadores. À noite, uma platéia, formada em sua maioria por alunos do EJA, teve o privilégio de assistir à apresentação da peça “Milagre de Aparecida” com o grupo Beta Baía e logo após dançaram ciranda com o grupo para encerrar a noite.

No sábado, a programação foi riquíssima e muito informativa, com a oficina de pintura em telhas, com David Ateliê e as palestras “Sustentabilidade na arquitetura – do tradicional ao tecnológico”, com os arquitetos Fernando Miguel e Ana Nascimento e “Jardim Sustentável”, com Paula Bergamin, da Ecogarden. Aprendemos que com criatividade, podemos construir moradias confortáveis e sem causar danos maiores ao meio ambiente e montar jardins agradáveis com peças reaproveitadas. À tarde, tivemos oficina de pintura com Anísia Vajgel, contação de história e oficina de bonecos de pano com Angélica Liaño, do Ecomuseu (UERJ), culminando com o desfile “Do lixo ao luxo” de Alex Arruda, cujas modelos surpreenderam com as roupas criadas pelo designer, feitas de tecido de guarda-chuva, caixa de sapatos e outros materiais reaproveitados, sendo muito aplaudido pelos presentes. A finalização fi cou a cargo da apresentação musical do grupo Amistad, que emocionou a todos com suas melodias eruditas, latinas e brasileiras.  

No último dia do evento, Valentin – O Menino Verde percorreu o espaço distribuindo sementes e adubo e logo após brincou de pintura com as crianças. À tarde, tivemos a presença de integrantes do Instituto Moleque Mateiro, que nos proporcionou uma oficina de cultivo de plantas medicinais e temperos, muito concorrida. Depois, tivemos a apresentação de peça teatral com o grupo de Paraty, Caravana Gaia, que nos ensinou como podemos, através de pequenos gestos, ajudar a diminuir os impactos danosos que estamos causando a Terra.

Encerrando o F.A.S, recebemos a Banda Visão sem Limites, que emocionou e animou o público com músicas diversas. Além de toda essa programação, tivemos exposição de arte plástica e artesanato de diversos artistas: Anísia Vajgel, Paulo de Lira, Lyla Melo, Sylvio Cavalheiro, Alexandre Magno Pimenta, Daisy Constantino, Adel Gonzaga, Bruno Pelego, A. Cássia, Jota Bê, Associação Arte dos Reis, Rede Economia Solidária e Aspem. Citamos também a presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que ministrou oficinas de garrafa PET, a secretaria de Parques e Jardins e a Ecogarden que foram responsáveis pela decoração paisagística belíssima e a Secretaria de Atividades Econômicas, além da presença de Domingos, representante do Passaporte Verde de Paraty.

O F.A.S recebeu cerca de 2000 pessoas nos 4 dias, envolveu cerca de 125 profissionais, mais de 40 apoiadores.

O F.A.S plantou uma semente, que já começa a germinar: no Espaço Eletronuclear, está acontecendo a exposição “Ecomuseu recicla” com trabalhos de artesãos da Vila Dois Rios, uma parceria com a UERJ e Ecomuseu da Ilha Grande. Dia 10/11, o personagem Valentin – O Menino Verde estará na Ilha Grande, no Abraão, para uma caminhada e coleta de garrafas PET para uso em oficina que será ministrada por arte-educadores do Ecomuseu.

O festival voltará no próximo ano com mais novidades e atrações e sempre com a vontade de defender a arte, a cultura, a sustentabilidade e a preservação do nosso meio ambiente, que envolve não só o meio em que vivemos e a economia, mas, principalmente, a sociedade, ou seja, as pessoas. O F.A.S é isso, o envolvimento das pessoas em busca de algo benéfico comum a todos. E você, o que F.A.S?   

 

Texto: Denise Constantino

Curadoria: Carmen Amazonas (24) 9225-7705 / 3365-3178