NOTÍCIAS

Hospital da Japuíba estadualizado - 24/05/2012


Construído pela Prefeitura, o local vai oferecer serviços de alta complexidade


 

 

Na última terça-feira, 22, a Câmara Municipal de Angra dos Reis aprovou a cessão do uso do prédio do Hospital da Japuíba pelo o governo do Estado do Rio de Janeiro. O acordo para a estadualização da unidade de saúde foi firmado entre o prefeito Tuca Jordão e o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Cortês, durante uma visita ao local, no dia 20 de março deste ano. O objetivo desta ação é viabilizar uma melhor estrutura para atender à Região da Costa Verde, priorizando a cidade de Angra.

 - Esta obra é muito bem planejada, mas é grande até para Angra, Mangaratiba e Paraty juntos”, explicou Sérgio Côrtes na época.

O hospital tem 10 mil m² quadrados de área construída e passou por evoluções significativas durante os últimos meses. Ele será um polo de referência na região, com três pavimentos, 168 leitos, 40 leitos de CTI, possibilidades de cirurgias cardíacas, ortopédicas, entre outras especialidades.

- O custeio do hospital pelo estado será uma economia ímpar para o município. Outro ponto muito importante acordado com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, foi que a mão de obra será em grande parte, de Angra dos Reis. A prioridade na utilização dos leitos para os moradores do município também está no acordo – disse o prefeito Tuca Jordão.

No projeto inicial, o Hospital da Japuíba  seria um hospital geral, no mesmo molde de um pronto-socorro municipal.

-  Com o custeamento do estado, poderemos atender casos de alta complexidade. Algumas especialidades e tratamentos poderão ser feitas no próprio município, e não mais o paciente terá que ir para outra cidade se tratar ou fazer uma cirurgia – afirmou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (Fusar), Amílcar Caldellas. Sobre a mão de obra, ele completou: “As especialidades profissionais que não tivermos no município, vamos buscar fora.”
Tuca Jordão afirmou que esse acordo foi um grande avanço para a cidade de Angra dos Reis. “Vamos suprir necessidades antigas da população, com um hospital de qualidade para atender a todos”, disse o prefeito.
Semana que vem, o prefeito Tuca terá uma reunião com o secretário Sérgio Côrtes, para tratar sobre as contratações de profissionais e a administração do hospital.
O Estado ainda não definiu a data da inauguração, mas, segundo o presidente da Fusar, Amílcar Caldellas, as expectativas são para o mês de setembro.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação - PMAR