NOTÍCIAS

Grande cavalgada na Festa de São Jorge na Banqueta - 24/04/2012


No Centro de Angra, procissão saiu no domingo da igreja Santa Luzia


 

Angra dos Reis fez duas grandes procissões, no fim de semana, para saudar São Jorge, o santo guerreiro. A primeira foi na manhã de domingo, 22, com uma grande cavalgada com cerca de 400 animais, do Belém à igreja de São Jorge, na Banqueta, onde aconteceram uma missa campal e diversas atividades. A segunda foi no Dia de São Jorge, 23, segunda-feira, com a tradicional procissão no Centro da cidade, saindo da igreja Santa Luzia durante a tarde. Ambas receberam apoio da prefeitura, através da Fundação Cultural (Cultuar).

Na Banqueta, os festejos religiosos foram feitos pela Paróquia Cristo Rei, da Japuíba, diácono Edauto e padre Cícero, e pelos fiéis da igreja de São Jorge, que está em construção. A cavalgada e demais eventos foram coordenados pela Associação de Cavaleiros e Amazonas, através dos coordenadores Santa Marta e Custela. Os festejos começaram às 9h e só terminaram no final da tarde.

A concentração da cavalgada foi realizada no Belém, onde aconteceu uma bênção dos cavaleiros, feita pelo diácono Edauto. Logo depois, cavaleiros, amazonas e diversos automóveis seguiram, em procissão, a imagem de São Jorge. A procissão seguiu até o final da Banqueta, onde está sendo construída a igreja em homenagem ao santo, onde foi realizada, pelo padre Cícero, a celebração religiosa. Brincadeiras para as crianças, quermesses e churrasco para os cavaleiros também movimentaram o evento, que contou com a participação de diversas autoridades.

Os festejos no Centro da cidade foram realizados pela Irmandade de São Benedito, como tradicionalmente vem sendo realizado nos últimos anos, com uma grande procissão com as imagens de Santo Expedito e São Jorge, saindo da igreja de Santa Luzia, às 17h, e percorrendo diversas ruas. Os devotos de São Jorge participaram da procissão vestindo camisas com a imagem do santo, nas cores vermelho e branco, e no verso, dizeres em homenagem póstuma ao saudoso comerciante Jorge Elias, que sempre fazia questão de ser o festeiro principal de São Jorge. A presidente da Cultuar, Stella Salomão, participou do evento.

FONTE TEXTO: CULTUAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS
FONTE FOTO: WWW.JAPUIBA.COM.BR