NOTÍCIAS

Alunos do município são premiados na OBMEP - 13/03/2012


A cada ano, alunos vêm se destacando e conquistando espaço para aprimoramento nos estudos e futura carreira



 A cada ano, os alunos da rede municipal de ensino ganham maior destaque em nível nacional no desempenho da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). São alunos que se empenham, ao longo do ano, nos estudos em matemática e que realizam as provas da Olimpíada, organizadas pelo Governo Federal. Concorrem com alunos de todo o Brasil e, ao final do ano, recebem o resultado como medalhistas (ouro, prata ou bronze) ou a menção honrosa relacionadas às provas de nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental) e nível 2, (8º e 9º anos do ensino fundamental).

 
A participação desses alunos na OBMEP é incentivada pelos professores de matemática da escola regular de ensino e é também uma meta de trabalho da oficina de matemática da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD) que realiza o Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Alta Habilidades/Superdotação.
 

O professor de matemática da UTD e que também é professor da E. M. Raul Pompéia, David Costa, é um entusiasta da OBMEP pois vislumbra oportunidades não apenas de identificação de talentos para a área, como também a continuidade de estudos em instituições visando à iniciação científica.

 
Em nosso município, temos dois alunos que já são cursistas da iniciação científica e que também frequentam a UTD. São os alunos Thiago Burnagui Leitão (medalha de prata em 2009, ouro em 2010 e bronze em 2011) e Ana Gabrielle Carvalho Costa (menção honrosa em 2009 e 2010 e medalha de bronze em 2011) que, mensalmente, vão ao Rio de Janeiro para participar de aulas e eventos relacionados à matemática nos programas de iniciação científica, conquistando a possibilidade de continuidade desses estudos para o nível universitário.
         
Para o ano de 2012, mais duas alunas que também frequentaram a UTD conquistaram a possibilidade de cursar a iniciação científica: Tahirini da Fonseca Cruz (medalha de bronze em 2011) e Bruna Cordeiro de Oliveira (medalha de prata em 2011). Além disso, dos 17 alunos da rede municipal de ensino que receberam premiações, 10 são alunos da UTD e, dos 4 medalhistas de Angra, 3 também são alunos da UTD.
 

 A cada ano, mais alunos vêm se destacando e conquistando espaço para aprimoramento nos estudos, principalmente pela dedicação de educadores que estimulam a participação desses alunos em eventos de nível nacional. São alunos talentosos se destacando e obtendo oportunidades de aprimoramento do potencial que possuem.

Fonte: Subsecretaria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Angra dos Reis