NOTÍCIAS

UM JOVEM DE VISÃO - 20/07/2011


JUVENTUDE EM AÇÃO


 

 

            Marcelo Gomes tem 25 anos e apesar da juventude, prefere preencher suas horas com atividades que agregam cidadania, oportunidade e dignidade às pessoas. Marcelo apoia trabalhos sociais voltados para jovens e 3ª idade em Angra dos Reis, além de eventos esportivos e de lazer. Atualmente, vem apoiando uma ONG da área educacional, que possui um projeto de preparatório para concursos públicos. Marcelo crê que o jovem sem estudo não tem perspectiva de futuro e não aproveitará melhor as oportunidades de emprego. Esse programa já existe no Dinâmico, atual Cooperar, no Sindicato dos Arrumadores e no Colégio Nazira Salomão, todos com sala cheia. Agora, ele ajudou a montar uma nova turma no espaço Universo na Igreja do Carmo para 60 alunos, e em breve haverá outros cursos, como reforço escolar para alunos de escolas públicas que estão com dificuldade no aprendizado, curso de barman e garçom; e futuramente alfabetização de adultos. Os cursos são gratuitos, com material didático e professores qualificados, que já passaram em diversos concursos. A meta atual são os concursos para Câmara Municipal e Banco do Brasil. Quem tiver interesse procurar Everton, que é o responsável pela ONG, aos sábados, às 14h, no Sindicato dos Arrumadores, em frente ao Comercial ou ligar para 9816-0703. Marcelo diz que os jovens de Angra têm de ocupar seu espaço e acabar com a história de que só pessoal de fora passa em concurso público de Angra. Marcelo avisa que o preparatório de concurso público já está funcionando, os outros cursos dependem de divulgação e dos interessados fazerem as matrículas.

            Em relação aos eventos, Marcelo Gomes já realizou encontro de DJs na Praia do Anil para 2000 pessoas, reunindo todos os DJs de Angra dos Reis em um trio elétrico. Este evento deveu-se a reclamações constantes dos jovens que não têm muita opção de curtirem música eletrônica na cidade e quando há, os ingressos são caros.

            No esporte, Marcelo realiza o campeonato de skate na Praia da Chácara sem cobrar pela inscrição, além de dar prêmios aos vencedores. Informa ainda que não recebe apoio da Secretaria Municipal de Esporte, nem com banheiros e nem com energia Elétrica.

            Outra coisa que vem lutando junto ao grupo de jovens do qual faz parte é pela obediência à lei de meia entrada nos estabelecimentos em Angra dos Reis. Alega que só o cinema obedece à lei e que em Volta Redonda, por exemplo, até danceteria cobra meia entrada para estudantes.

            Outra atividade é o apoio ao trabalho do grupo “Mulheres da Comunidade em Ação”, que apesar de ser de Jacuecanga, realiza atividades em várias localidades de Angra dos Reis, como comemoração do Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia das Mulheres e café nas escolas.

            Como é um jovem engajado e quer o melhor para sua cidade, Marcelo Gomes também tem um programa no canal 99 da Net, todas as quartas-feiras, às 19h. O programa é dividido em dois blocos, um voltado para a comunidade e outro voltado para o jovem. O programa não serve para falar mal do governo, mas para mostrar críticas construtivas, ter um retorno do público, inclusive elogios. A pessoa pode ligar ou ser convidada para apresentar um serviço social ou uma benfeitoria. No programa, o povo pode desabafar, ter voz, expor as dificuldades, apresentar algum problema para que os órgãos responsáveis possam tomar a atitude correta.

            Marcelo Gomes é um jovem que gosta de ajudar e é importante saber que há jovens que se preocupam com o futuro de nossa cidade e que estejam realizando algo em prol da melhoria da vida de outras pessoas.