NOTÍCIAS

Não jogue seu óleo pelo ralo - 05/06/2011


Campanha para recolhimento de óleo vegetal usado está acontecendo em 15 escolas municipais


A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, firmou uma parceria com a Empresa Disque Óleo Vegetal Usado para implantar nas escolas da rede municipal de ensino o projeto “Não jogue seu óleo pelo ralo”.

O projeto permitirá a instalação de recipientes coletores de óleo de cozinha usado (proveniente do preparo de alimentos nas residências dos alunos, professores e demais funcionários) nas escolas municipais, em 15 unidades escolares. A instalação dos coletores se dará no momento de implantação do projeto em cada unidade, quando ocorrerão atividades de sensibilização para a comunidade escolar promovidas pela equipe da empresa Disque Óleo Usado, acompanhada pela equipe de coordenação do Núcleo Educacional de Programas e Projetos. A escola se tornará um ponto de coleta desse resíduo, que será recolhido pela empresa para reciclagem. A escola poderá efetuar a troca do óleo recolhido por material didático ou esportivo.

– Vamos ampliar a oferta de pontos de entrega de óleo vegetal usado pela população do município de Angra dos Reis, agregando o pequeno gerador (produção domiciliar). Estima-se que devam ser gerados cerca de 42 mil litros por mês desse resíduo nas residências do município – contou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha.

As escolas Prof. Cleusa Jordão, Mauro Sérgio da Cunha, Tânia Rita de Oliveira, Francisco Pereira da Rocha, Prof. Ururahy, Cornelis Verolme, Raul Pompeia e D. Pedro I já tiveram o projeto implantado, e as demais oito unidades estão com datas agendadas até julho.

O objetivo geral do projeto, segundo a secretária, é estimular os alunos, responsáveis, professores e as demais categorias profissionais da escola a refletirem e discutirem sobre a importância de cada um no combate à poluição e na preservação do patrimônio natural da região.

Ressalte-se que o óleo vegetal usado representa um agente poluidor importante para o meio ambiente, sendo um causador de poluição nos rios, mares e solo, pois é geralmente descartado nos recursos hídricos (através do esgoto doméstico) ou no próprio solo.

A empresa que firmou a parceria com o município tem sua matriz em Duque de Caxias, onde é realizada a reciclagem do óleo coletado, e recicla cerca de 200 mil litros de óleo por mês. O polo responsável pelo transporte e coleta do óleo usado na Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty e Rio Clado), se situa em Angra, onde foi iniciada a campanha “Não jogue seu óleo pelo ralo”, em 2007, onde foram recolhidos 400 mil litros de óleo vegetal usado.

No segundo semestre, o projeto será ampliado a outras unidades escolares.

Cronograma de implantação do projeto

 

ESCOLA

DATA

HORÁRIO

D. Pedro I – Serra D"Água

02/06

9h

Cacique Cunhambebe – Frade

08/06

9h30/ 13h

Prefeito José Luiz Reseck – Frade

08/06

10h30

Nova Perequê – Parque Mambucaba

09/06

9h/13h

Frei Bernardo – Parque Mambucaba

09/06

10h30

Áurea Pires da Gama

22/06

10h

Gal. Silvestre Travassos

29/06

9h

Brigadeiro Nóbrega

06/07

9h

 

Fonte: www.angra.rj.gov.br