NOTÍCIAS

COMÉRCIO DA JAPUÍBA FICARÁ MAIS FORTE - 18/03/2011


Cerca de 100 comerciantes compareceram ao evento, mostrando interesse no projeto pioneiro.


 

 

No dia 17 de março, no Clube Real da Japuíba, foi lançado, através da parceria da Secretaria de Atividades Econômicas e sua subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços com o SEBRAE, o Projeto “Comércio Mais Forte”, que também será lançado no Parque Mambucaba, no dia 24/03. O projeto tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis, Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio), Câmara de Diretores Lojistas de Angra dos Reis (CDL) e do Banco do Brasil. Cerca de 100 comerciantes compareceram ao evento, mostrando interesse no projeto pioneiro.

            Jorge Irineu, secretário de Atividades Econômicas, representou o prefeito Tuca Jordão e falou que a escolha da Japuíba para iniciar o projeto deve-se ao fato de que o bairro é o eixo de ligação entre os extremos do município, além de possuir um comércio amplo e ainda ter potencial para mais crescimento. Como já foi anotado antes, o site japuiba.com já havia antecipado esse discurso ao colocar o site no ar, em 2009. Irineu falou também sobre o objetivo de reorganizar o espaço do comércio e oferecer condições para os empresários investirem na Japuíba. O momento econômico do município foi citado, devido aos altos investimentos nos setores da produção de energia nuclear, construção naval, exportação de petróleo e os investimentos que a empresa francesa Technip fará no porto em indústria e logística, mais a perspectiva em relação aos eventos da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos, em 2016.        

            A parceria com o SEBRAE renderá além de palestras e treinamentos direcionados à necessidade de cada local, uma pesquisa com 500 consumidores e 300 comerciantes, com o propósito de descobrir os problemas. Em ação ao resultado, a prefeitura poderá instalar agências bancárias, agências de correios, casas lotéricas e melhorar a iluminação pública. O resultado está previsto para maio, quando acontecerá outro encontro. Os comerciantes foram cadastrados no final do evento e em junho já se iniciarão as oficinas de qualificação e campanhas promocionais.

            O gerente da agência do Banco do Brasil de Angra dos Reis, Otávio Akira, apresentou linhas de créditos disponíveis para capital de giro, que é a sustentação do comércio. Implementando a noite, Paolla Tenchini, orientadora de negócios, fez uma palestra sobre qualidade no atendimento.

            A expectativa dos comerciantes é grande e é importante que todos participem e levem a sério o propósito do projeto, porque o sucesso será de todos. A Japuíba já possui uma grande vantagem em relação ao seu comércio cada vez mais diversificado: as lojas costumam abrir aos domingos e feriados, o espaço é amplo, principalmente para o cliente estacionar e para carga e descarga de mercadorias e fica próximo à Estrada Rio-Santos, no meio de idas e vindas de pessoas.