NOTÍCIAS

Evento pioneiro de esporte e ecologia - 21/03/2011


Prefeitura acerta detalhes da competição que deve acontecer em setembro e movimentar toda a cidade


 

     Representantes da Prefeitura de Angra e das empresas Verde Claro e H. Melillo se reuniram nesta quinta-feira, dia 17, na sede da TurisAngra, para discutir detalhes sobre a organização de um grande evento esportivo que deverá acontecer em setembro deste ano em Angra dos Reis. O “Esporte pela Natureza” é um evento com um perfil inovador no país, que envolve modalidades esportivas e ecologia, com o propósito de, através do esporte, estimular práticas de preservação ambiental e conscientizar sobre a importância da sustentabilidade. A prefeitura está apoiando o evento e a expectativa dos organizadores é de que ele tenha repercussão nacional. 

          Serão oito modalidades esportivas, disputadas na terra, no ar e no mar. O objetivo da organização é associar a cada uma delas temas relacionados à preservação ambiental. O rally de velocidade para veleiros terá como tema a economia de energia; o rally de lancha chamará a atenção para a poluição da água; a prova de caça ao lixo com escunas, para a poluição dos mares; a canoagem, para a preservação das nascentes; a corrida, para a preservação das matas; o futebol, para a preservação e limpeza das praias; o voo livre, para o aquecimento global; e o paraquedismo, para a poluição do ar. Além das provas esportivas, também serão realizadas palestras com temas pautados na sustentabilidade e cidadania.

      – É uma grande iniciativa para a cidade e mostra a visão da prefeitura, voltada para o incentivo à preservação e ao esporte – resumiu Fabiano Delgado, secretário de Esporte e Lazer. – Angra tem tantas belezas naturais, e elas são o nosso cartão de visita, por isso o município precisa de eventos como este, que chamem a atenção para a preservação – concluiu Juliana Dayube, subsecretária da pasta.

      A diretora executiva da TurisAngra, Cristiane Brasil, ressaltou o pioneirismo do projeto: – É um evento inédito, que Angra vai ter o privilégio de sediar. Todos da prefeitura estão muito integrados para a sua realização, e agora esperamos que toda a população abrace a ideia – afirmou.   

      Participaram da reunião representantes das Secretarias de Esporte e Lazer, Governo, Educação e TurisAngra. As empresas Verde Claro e H. Melillo atuam com projetos na área de sustentabilidade, em parceria com o setor público e a iniciativa privada, e fazem parte da organização do evento. Após a reunião, os organizadores visitaram localidades do município que poderão ser usadas para a realização das provas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis