NOTÍCIAS

Revitalização da cultura da banana - 08/11/2010


As isncrições vão até 3 de dezembro e o resultado da seleção será divulgado no dia 17 do mesmo mês.


    A Secretaria de Atividades Econômicas, através da Subsecretaria de Agricultura, abriu na sexta-feira, dia 5, as inscrições para selecionar oito agricultores que receberão, em dezembro, 4 mil mudas de bananeiras. A medida faz parte do programa de revitalização da bananicultura. As inscrições vão terminar em 3 de dezembro e o resultado da seleção será divulgado no dia 17 do mesmo mês. O subsecretário Marcos Aurélio Chagas lembrou que Angra já foi um grande produtor de bananas e que “este programa de revitalização é uma antiga reivindicação do setor”.

     Os produtores interessados em se inscrever podem comparecer a dois locais: na Subsecretaria de Agricultura (rua Teixeira Brandão 140, 3o andar, Centro) e ao escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que fica na rodovia Rio-Santos, Km 97,5 Japuíba. Por telefone, poderão ligar para 3365-7153 (subsecretaria) ou 3368-7921 (Emater).

O programa de revitalização da bananicultura tem outras ações, além da distribuição das mudas. Em parceria com a Emater e o Conselho Municipal de Política Agrícola (CMPA), a Prefeitura de Angra dos Reis proporciona assistência técnica na reforma dos antigos plantios e na condução dos atuais. Também implementa medidas visando o fortalecimento da cadeia produtiva da banana, com foco na melhoria do produto e na posterior comercialização.

A produção de bananas na cidade, em 2010, já atinge 4.050 toneladas, com o mês de outubro finalizado. De abril a agosto a produção mensal caiu para 300 toneladas, segundo dados do Acompanhamento Sistemático da Produção Agrícola (Aspa), sistema de informações da Emater. “Normalmente no inverno e em meses mais frios a produção agrícola diminui naturalmente, porque há uma redução do metabolismo dos vegetais”, explica o subsecretário Marcos Aurélio Chagas. Segundo o Aspa, a produção deste ano manteve-se estável, se comparada com o mesmo período de 2009.

Fonte: www.angra.rj.gov.br