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VENDER, VENDER, VENDER - 17/10/2010


Seminário de vendas foi um sucesso para o setor


 

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Atividades Econômicas, realizou na terça-feira, dia 5, o Seminário de Vendas e Pós-vendas no Iate Clube Aquidabã. O evento teve apoio institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Empresarial de Angra dos Reis (Acear) e do Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Angra. O seminário consistiu na apresentação de três palestras sobre o tema de vendas.

O secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, representou o prefeito Tuca Jordão, que se encontrava em São Paulo. O objetivo do seminário, segundo o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, foi “capacitar os profissionais de vendas no atendimento ao público, moradores e turistas em Angra dos Reis”.

A primeira palestra, feita Maristela Dantas, do Sebrae, versou sobre Endomarketing e motivação no ambiente do trabalho. A importância do planejamento em todas as atividades profissionais foi ressaltada por ela, que destacou o procedimento para a área de vendas: “nada do que se faz sem planejar poderá dar resultados positivos”. Outro aspecto, em termos de mercado de trabalho para o vendedor foi a competência, quando Maristela afirmou que “atualmente não basta ser o melhor, mas que é preciso buscar, além da excelência, a inovação”.

Logo depois do intervalo, o consultor Antônio Marmo Santos, que atuou em empresas de grande porte como Xerox do Brasil, apresentou a palestra “Boas vendas e as soluções acontecem”. Ele abordou com mais ênfase a questão do treinamento, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de vendas. “Se você acha que o custo para treinar um funcionário é alto, procure imaginar o custo de não treiná-lo”, afirmou. Antônio Santos também falou sobre os três principais requisitos para o vendedor: conhecimento, habilidade e atitude.

Finalizando o seminário, às 18h, Ciro Bottini começou sua apresentação, o “Show de vendas”, com ampla participação do público. Ele disse que o sucesso em vendas depende do envolvimento entre vendedor e cliente, ao afirmar que “nós, vendedores, temos de ter identificação com o consumidor e fidelizá-lo. Não interessa vender só uma vez”. Ciro Bottini, para fundamentar a afirmação de que atualmente o grande diferencial é o atendimento, explicou que os preços, formas de pagamento e os próprios produtos hoje em dia “são muito parecidos”. Ele enumerou as qualidades de um bom vendedor, para atingir o sucesso no atendimento: ser confiante, motivado e nunca se conformar. Para ilustrar essas qualidades, o palestrante disse que “o consumidor ao entrar em uma loja deve se sentir como se estivesse sendo aplaudido”.

O Seminário de Vendas e Pós-vendas teve, além de apoiadores institucionais, o patrocínio da Technip, MultiMarket e da Angracar.