NOTÍCIAS

GREVE DOS BANCÁRIOS - 21/09/2010


Deve ter início dia 29 de setembro em todo o território nacional.


 

 

 

 

 

      

 

    O japuiba.com entrevistou Jorge Valverde, presidente do Sindicato dos Bancários da base territorial que envolve Angra dos Reis, Paraty, Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica. A entrevista se deu no momento em que o Sindicato dos Bancários estava promovendo o Dia Nacional de Luta dos Bancários, que é uma mobilização para sensibilizar os banqueiros em relação às reivindicações dos seus colaboradores.

Japuíba.com : Explique o movimento que o Sindicato dos Bancários está iniciando nesse Dia Nacional de Luta dos Bancários.

Jorge Valverde : nossa data base é em setembro. Nossa campanha salarial foi organizada em maio com reuniões, seminários e congressos. No início de agosto, entregamos a pauta de reivindicação aos banqueiros e lançamos a campanha salarial em todo o Brasil. Após quatro rodadas de negociação, os banqueiros, simplesmente disseram não as nossas principais reivindicações, que foram: 11% de reajuste salarial e melhoria da PLR (participação nos lucros), tendo em vista os altos lucros dos bancos no último período. Os bancos, a cada 3 anos, dobram de tamanho. Também não atenderam às reivindicações sobre saúde, fim das metas, do assédio, mais segurança, mais emprego... E a nossa maior preocupação, hoje, são as metas abusivas para a venda de produtos, o que proporciona a prática do assédio moral pelos gerentes e chefes nas agências, que por sua vez, sofrem pressão dos banqueiros. Entendemos que se não tivermos uma proposta digna para a categoria, nesta semana, os bancários, a nível nacional, poderão ir à greve a partir do dia 29. No dia 28 teremos uma assembleia a nível nacional para decidir isso. O Sindicato vem mobilizando toda a categoria dos municípios da base. Hoje estamos aqui, amanhã estaremos em Praia Brava, Mambucaba e Paraty, depois de amanhã, Mangaratiba, Itaguaí e Seropédica.