NOTÍCIAS

Prefeito com Você na Japuíba - 10/09/2010


Tuca conversa com moradores sobre obras de drenagem, projeto de saneamento e Hospital da Japuíba


 

      O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, junto com seus secretários, visitou ontem, dia 9, o bairro da Japuíba. A visita fez parte do programa “Prefeito com Você”, coordenado pela Secretaria de Governo e Defesa Civil, por meio do Comitê de Políticas Públicas Humanizar. O programa consiste em integrar a comunidade, com todas as ações desenvolvidas pelas diversas secretarias, fundações e autarquias municipais. Tuca esteve no Campo da Porteira e conversou com os moradores, ouvindo suas reivindicações. De lá, seguiu pela rua Itaperuna conversando com comerciantes locais.


      As atividades na Japuíba começaram às 14h, com equipes de todas as secretarias, fundações e autarquias prestando atendimento à população nas tendas montadas no Campo da Porteira. A unidade móvel odontológica estava no local e mais de 150 crianças foram atendidas, aprenderam técnicas de escovação e receberam aplicação de fluor.


      Às 19h, na Escola Municipal Cleusa Jordão, foi dado início à reunião entre o prefeito e os moradores. A falta de água, problemas no serviço de saúde e os alagamento constantes em algumas ruas foram as principais questões levantadas pela comunidade. Asfaltamento irregular e iluminação foram outros problemas destacados pelos moradores.


      – Vamos entregar o Hospital da Japuíba, que junto com a UPA vai minimizar muito o problema da saúde no bairro – disse o prefeito. Tuca anunciou que em novembro será aberto um concurso público específico para o hospital, que irá precisar de cerca de 800 funcionários. Com relação à UPA, o prefeito mostrou dados afirmando que em dois meses já foram feitos quase 13 mil atendimentos.


     Tuca anunciou também que a partir do dia 20 será aberto o processo licitatório para a dragagem do rio Japuíba, visando solucionar o problema dos alagamentos. Obras de drenagem também estão sendo feitas na rua Santiago e outra em uma área que abrange a rua Japoranga até o mar, e a rua Itaperuna até o Morro das Velhas.


     – Estamos buscando soluções que saneiem momentaneamente o problema da falta de água no verão, como o uso de caminhão pipa e o abastecimento de algumas caixas d'água em diversas comunidades da Japuíba e adjacências, como Areal, Campo Belo, Nova Angra, Ribeira, Belém, Enseada etc – disse Tuca, sobre a questão da falta de água no bairro.


      Tuca falou sobre seu projeto de saneamento no valor de R$ 70 milhões para a região da Japuíba, e que a prefeitura está em busca dos recursos. O prefeito pretende que, até o fim de sua gestão, 64% do esgoto de Angra seja tratado e coletado. Atualmente 19% do esgoto é tratado e 54% é coletado.


      O prefeito falou também sobre o projeto de asfaltamento que está recuperando ruas e avenidas do município. Só na Japuíba, 38 ruas estão sendo pavimentadas e recuperadas. Tuca destacou também a recuperação da Escola Municipal Santos Dumont, transformada na maior do município. A nova escola (a antiga foi demolida) será reinaugurada até o fim do mês, com capacidade para receber 2.160 alunos. O prefeito se comprometeu também a buscar soluções para a regularização fundiária no bairro.


       Por ser a mais populosa do município, a região da Japuíba irá receber mais três vezes o programa Prefeito com Você. A previsão é de que ele passe também por Nova Angra, Banqueta e Belém. O próximo bairro a receber o programa será a Monsuaba.

 

Fonte: www.angra.rj.gov.br