NOTÍCIAS

Retirados mil litros de óleo do Ecoponto - 12/04/2010


Colaboração dos barqueiros foi fundamental para o sucesso do descarte



     A Secretaria de Meio Ambiente, através da Gerência de Projetos Ambientais, retirou nesta segunda-feira (12), mil litros de óleo utilizados em embarcações da cidade, do Ecoponto Óleo Lubrificante. Segundo o gerente Fábio Jordão, essa quantidade se acumulou em apenas 60 dias. “A carga anterior de óleo, também de mil litros, havia sido atingida em 120 dias. É uma vitória da educação ambiental em Angra”, afirmou Fábio.

A retirada foi feita por um caminhão da empresa Lwart Lubrificantes e durou cerca de 10 minutos. É uma operação limpa, onde se utilizam equipamentos apropriados. “O barqueiro é nosso colaborador e compartilha essa vitória, porque passa a trabalhar no mar menos poluído”, disse Fábio Jordão.

O material será levado para a empresa onde será feito o rerrefino, ou seja, ele transforma-se em matéria-prima para outros óleos. Geralmente, a cada 150 horas de trabalho, torna-se necessário trocar cerca de 15 litros de óleo de uma embarcação.

A Gerência de Projetos Ambientais informa ao público que o telefone 3368-6509 está à disposição da população para mais informações sobre o Ecoponto ou sobre os projetos municipais em meio ambiente.

Fonte: www.angra.rj.gov.br