NOTÍCIAS

Exposição Arte para Todos na Casa de Cultura - 17/03/2010


Pintura a óleo e esculturas do artista Gustavo Valdez com leitura a braille


 

 

      Na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, a exposição “Arte para Todos”, do artista plástico Gustavo Valdez e de seus alunos, é um convite à população e turistas para apreciarem mais um belo trabalho em óleo sobre tela e escultura sobre madeira, que inova e promove a inclusão social.

 

 

 

A exposição que, é mais uma opção cultural oferecida pela Fundação de Cultura (Cultuar) e prefeitura, pode ser visitada até o dia 28 de março, de terça a domingo, das 10h às 22h, inteiramente grátis, é uma festa para os olhos e para a sensibildade. São cerca de 60 trabalhos, destacando-se o quadro “A bênção e a paz” , onde o artista misturou areia da praia à tinta e produziu um belo efeito, retratando um dos braços do Cristo Redentor. Gustavo, ao explicá-lo, faz questão de brincar, lembrando: “A areia que utilizei nesta obra é da praia de Copacabana”, onde o trabalho foi criado. O artista também apresenta pintura em disco de vinil e arte em madeira MDF, conhecida como “Esculturas para parede”.

Gustavo Valdez é argentino e está  em Angra há um ano, onde montou um ateliê na Rua da Conceição (Centro). Ele abusa das cores vibrantes da natureza e apresenta um quê de diferença em toda a exposição: ela é acessível a portadores de deficiências visuais, que podem manusear as obras e ler as etiquetas em braille.

Outra novidade da exposição é  a presença frequente do artista no salão da exposição. Quem passa pelas calçadas da Casa, logo fica curioso ao vê-lo rodeado pelas obras, pintando uma nova tela. Ele invariavelmente está usando as cores mais vibrantes da natureza e pintando um céu, um mar, barcos, montanhas, flores... . Ao lado dele, outra tela chama a atenção. Nela, todos os visitantes da exposição são convidados a dar uma pincelada na tela. Eu, ao fazer esta matéria , não perdi tempo: desenhei minha árvore, toda verdinha, e gostei muito.

artista plástico tem 36 anos, é autodidata e descobriu suas habilidades artísticas quando criança. Começou a trabalhar com artes no Brasil há nove anos. Nesse meio tempo fez parte de diversas oficinas de pintura, trabalhou com equipes de vários pintores no Rio de Janeiro, recebendo influências e utilizando várias técnicas e estilos, como, acadêmico, impressionista, moderno e contemporâneo.

     Também participou de concursos de pintura, recebendo premiações em exposições como “Morar mais por menos” e “Espaço serra”, e vendeu suas obras para todo o Brasil e o mundo.

     Aprendeu algumas técnicas de desenho com o comendador e artista plástico J. Neves (ganhador do prêmio de melhor desenhista do Brasil em 2002) e técnicas de pintura com a comendadora e artista plástica Eny Varela. 

No ateliê, o artista atende designers, arquitetos, decoradores e todos aqueles que gostam de personalizar o seu ambiente com o que há de mais moderno no mercado das artes.

Fonte: www.angra.rj.gov.br