NOTÍCIAS

VERÃO - 18/02/2010


CUIDADO: VERÃO 40 GRAUS!


 

VERÃO

 

CUIDADO: VERÃO 40 GRAUS!

 

O verão 2010 está castigando todos com temperaturas que chegam a 40 graus ou mais. Encontrar uma sombra nas ruas virou disputa acirrada entre os transeuntes. Nem sempre podemos ficar todo o tempo exposto a um aparelho de ar condicionado e nem ficar com bolsa de gelo debaixo dos braços. Então, para enfrentar as ondas de calor deste verão é preciso tomar uma série de cuidados:

 

1º - Manter o corpo hidratado bebendo muita água (mineral ou filtrada) – 2 a 3 litros por dia, água de coco ou sucos naturais refrescantes;

 

2º - Usar roupas claras, com tecidos mais leves: vestidos, bermudas, camisetas, etc;

 

3º - Nada de comidas pesadas e gordurosas. Aposte nas saladas, grelhados e frutas. Mas, como ninguém é de ferro, um sorvete de vez em quando não vai fazer mal a ninguém, pelo contrário, vai refrescar o “calorão”. Arroz e feijão estão liberados, desde que seja com moderação. Cuidado com alimentos que se estragam facilmente, como maionese, e prefira legumes e verduras cozidos no vapor e não crus. Nesta época é comum a infecção intestinal, então, atenção com o que come.

 

4º - Proteja sua pele com protetor solar fator máximo a qualquer hora do dia. Use chapéu e óculos. Lembre-se de que o sol além de causar queimaduras indesejáveis, causa também câncer de pele; então, não exagere.

 

5º - Não esqueça de manter a forma com caminhadas, jogging, atividades esportivas, etc., sempre atento para os cuidados acima.

 

6º - Tome muitos banhos frios, não muito longos, lembre-se de que não podemos desperdiçar água, nosso bem natural maior.

 

        No mais, se um mergulho no mar após uma boa caminhada não refrescar, porque as águas do mar estão muito quentes, procure uma cachoeira e deleite-se, lembrando sempre de que não podemos poluir as águas dos rios, das cachoeiras e do mar, do contrário, não teremos nada disso para aproveitar nos próximos verões, que conforme as previsões serão ainda mais quentes.

 

Bom verão!