NOTÍCIAS

Alunos angrenses: prata na Olimpíada de Matemática - 27/01/2010


Estudantes da rede pública premiados fazem parte de programa de incentivo ao aprendizado da Educação


     Dois alunos de duas escolas públicas de Angra dos Reis têm bons motivos para comemorar a chegada de 2010. Eles ganharam, para este ano, uma bolsa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência de Tecnologia do Governo Federal, ao conquistarem, em dezembro, as medalhas de prata na 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os dois fazem parte do projeto de incentivo ao aprendizado da Secretaria Municipal de Educação.

     Thiago Burnagui Leitão e Lucas da Silva Nolasco estudam nas escolas municipais Raul Pompeia e Cleusa   Jordão e são acompanhados por professores da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD), da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Angra, que realiza um trabalho específico para alunos que apresentam habilidades especiais ou superdotação dentro da sala de aula.

     Iniciada em março de 2009 e finalizada em dezembro, a OBMEP foi organizada pelo Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e Sociedade Brasileira de Matemática. Thiago e Lucas concorreram com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o país.

Oficinas de Artes e Matemática

     O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação para alunos com habilidades especiais ou superdotação em Angra envolveu, só no ano de 2009, 62 alunos de diferentes escolas. A idéia foi oferecer condições a esses alunos de enriquecerem e aprofundarem seus conhecimentos nas áreas que têm interesse, além de desenvolver a capacidade criativa. Os estudantes também frequentaram, fora do horário de aula regular, oficinas de artes, texto, Matemática e Ciências.

     Os alunos atendidos pela Unidade de Trabalho Diferenciado da Secretaria Municipal participaram ano passado não só da Olimpíada de Matemática, mas de eventos promovidos tanto pela prefeitura como por instituições de ensino e de pesquisa de fora da cidade. E o resultado foi considerado “excelente” pelo governo municipal.

     - A participação de nossos alunos foi em pé de igualdade com outros de todo o país. Eles, além de serem premiados, se destacaram e provaram suas capacidades de demonstrar conhecimento em áreas como Astronomia, Astronáutica, Astrofísica do Sistema Solar, Matemática e Literatura. Isso é a prova de que nosso trabalho está no caminho certo  - comemorou a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Luciane Rabha.
 
Prata na Astronomia e Astronáutica

     A Secretaria Municipal de Educação comemorou resultados de outros  eventos de 2009, quando alunos atendidos pela Unidade de Trabalho Diferenciado da Prefeitura tiveram destaque. Um desses resultados foram as medalhas de prata de Adriane Ferreira dos Santos e de Lucas da Silva Nolasco na XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em maio passado.

      Ainda na área das Ciências, seis alunos atendidos pela UTD da Secretaria de Educação participam do curso de Astrofísica do Sistema Solar, oferecido pelo Observatório Nacional. São quatro etapas, duas delas ocorreram em 2009. As outras duas acontecerão este ano. O curso tem duração de 120 horas.

      Também houve participação dos alunos da UTD na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do MEC, que em Angra foi promovida pela própria Secretaria de Educação da cidade.

Poesia e Prosa

     Na área de texto, o trabalho promovido pela Secretaria de Educação, através da UTD, levou, em abril de 2009, cinco estudantes da rede pública a serem premiados, na categoria juvenil, no II Concurso de Poesia e Prosa Raul D´Ávila Pompeia. Estefany Alves Eduardo, Thainara Caroline Silva, Tahirine da Fonseca Cruz, Pedro Augusto Guns Camargo, Anne Caroline Fausto Vieira.

     O bom rendimento dos alunos da UTD se repetiu em julho de 2009. Lucas da Silva Nolasco, Lohan da Silva Nolasco e Christopher C. F. Machado foram premiados na categoria infantil de 10 a 13 anos no VIII Concurso de Poesia da Biblioteca Municipal Guilherme Briggs.

     Na  área das artes, os alunos da UTD também participaram da mostra de artes no Espaço Eletronuclear, em agosto de 2009, e na Secretaria Municipal de Educação. Eles faziam parte da oficina de artes da UTD.

Habilidades especiais e superdotados

     O atendimento feito pela Secretaria Municipal de Educação, através da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD),  são para alunos com habilidades especiais ou superdotação, definidos pelo Ministério da Educação.

“Portadores de altas habilidades/superdotação são educandos que apresentam notável desempenho e elevada portencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual superior; aptidão acadêmica específica; pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para artes e capacidade psicomotora”
(MEC/SEESP, 1994, p7)

Fonte: www.angra.rj.gov.br