NOTÍCIAS

Chuvas mantêm Defesa Civil em Alerta - 14/12/2009


Queda de árvores lidera o número de chamados de emergência


        Agentes operacionais da Subsecretaria de Defesa Civil foram acionados durante todo o feriadão em Angra dos Reis para dar assistência aos moradores do município. Diversas ocorrências foram registradas, como quedas de árvores, postes, pedras, alagamentos e resgate.

        Na manhã de sexta-feira, 4, moradores da Estrada do Contorno, próximos ao Hotel Pestana, solicitaram a presença da Defesa Civil para atender a uma emergência no local. Os ventos moderados, aliados à chuva forte que caiu sobre o município, causou a queda de uma árvore de grande porte sobre a rede de energia - o poste não suportou o peso do vegetal e partiu-se ao meio,  obstruindo a passagem dos veículos. O acidente deixou os moradores locais sem energia elétrica.

        A equipe da Gerência de Operações da Defesa Civil isolou a área e solicitou a presença da Ampla e o apoio da Subsecretaria de Trânsito da prefeitura. Após esses procedimentos de segurança, a árvore foi retirada da estrada. O trânsito foi liberado somente às 12h. Parte dos moradores ainda permaneceu sem energia elétrica em função do trabalho de substituição do poste danificado, realizado pela Ampla.

        Com o aumento da chuva foram registradas outras ocorrências. No Marinas, uma árvore caiu sobre uma residência causando danos ao telhado. Também houve quedas de árvores sobre uma ponte no Bracuí, próximo à aldeia indígena, na Serra D’água e em Garatucaia, ocasionando obstrução parcial nestas estradas.

        Um galho de árvore caiu na Praça Lopes Trovão, Centro da cidade, causando risco aos transeuntes. Também foram registrados alguns alagamentos isolados em residências no Parque Mambucaba. No Sertão de Mambucaba, 18 alunos ficaram alojados na Escola Municipal Diniz Marques, em função da correnteza do rio Mambucaba. Os agentes, solicitados pela diretoria da escola, fizeram o resgate das crianças, deixando-as em segurança, em suas residências.

        A Defesa Civil atendeu a todas as solicitações. Ninguém se feriu. O secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, mantém a corporação em estado de alerta, tendo em vista a possibilidade de novas pancadas de chuva para o próximo final de semana.

Fonte: www.angra.rj.gov.br