NOTÍCIAS

- 28/09/2009


O plantio, em comemoração ao Dia da Árvore, foi feito pela equipe da Arborização Comunitária e alunos


     A chuva fina que caía na manhã do dia 25 não foi empecilho para dezenas de crianças da Escola Municipal Tânia Rita (Ciep do Belém), que se amontoaram e fizeram uma grande festa ao redor da primeira sibipiruna plantada na escola, numa grande área livre, em homenagem ao Dia da Árvore ( 21 de setembro).

     Quem colocou a sibipiruna na cova foi o aluno Yuri Lopes de Monteiro da 2ª série, e muitas mãos o ajudaram a plantá-la, parecia que todo mundo queria abraçar a árvore, ou pelo menos, tocá-la. As crianças a batizaram de “Ruivinha”,mesmo ela sendo verde, tirando gargalhadas de todos presentes.

    Na escola, além da sibipiruna “Ruivinha”, que foi a grande atração do evento, foram plantadas mais 16 árvores da Mata Atlântica como pau-brasil e ipês branco, rosa e amarelo. O aluno Carlos Fernando de Freitas fez questão de dizer que vai cuidar das plantas porque a escola precisa de sombra.

    - Não temos sombras por aqui. Só tínhamos duas pequenas árvores e que quase não dão sombras. Nossa escola agora vai ficar mais bonita e mais verde. Nós e o meio ambiente precisamos de árvores, e a “Ruivinha” e as outras que estamos plantando vão nos ajudar, por isso vamos cuidar delas todos os dias - disse ele.

    O plantio foi coordenado pela equipe do Projeto de Arborização Comunitária da Subsecretaria de Parques e Jardins, da Secretaria de Obras da prefeitura. A equipe, junto com alunos e moradores de diversos bairros, através do projeto, já plantou centenas de mudas em todo o município. Na Semana da Árvore plantaram cerca de 50 árvores nas comunidades do Belém, Itanema e Bracuí.

    Antes do plantio, a coordenadora Rita Svorc reuniu alunos de diversos período da escola e falou sobre a importância do plantio para a escola e para o meio ambiente. Explicou que a “árvore é um ser vivo que traz saúde para todo o planeta, dá sombra, flores, frutos, abriga animais e embeleza a terra”. E recebeu, como complemento de um aluno, a seguinte explicação: “ as árvores também trazem o canto dos passarinhos”.

 

Fonte: www.angra.rj.gov.br