NOTÍCIAS

“Proteja a vida. Pé na faixa, pé no freio” - 25/09/2009


Prefeitura continua com a campanha para um trânsito mais cidadão até dia 25


      Prefeitura de Angra intensifica suas atividades por um trânsito mais cidadão, durante a campanha educativa “Proteja a vida. Pé na faixa, pé no freio”, que está acontecendo desde o dia 18 no município, dentro da Semana Nacional do Trânsito. O projeto foi lançado pela Subsecretaria de Transportes e Trânsito da Secretaria de Governo e Defesa Civil. A campanha vai até sexta-feira, 25.
Desenvolvido e também coordenado pela Subsecretaria de Transporte e Trânsito, o projeto educativo tem a finalidade de instruir a população como um todo, na intenção de que sejam respeitadas as faixas de pedestre. A ação educativa do “Proteja a vida. Pé na faixa, pé no freio” tem como objetivo transmitir os princípios básicos de segurança e convivência no trânsito, promovendo iniciativas focadas em valores como respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade e amizade, entre outros tão importantes para a vida humana, visando assim a diminuição do número de acidentes de trânsito.

-Estamos promovendo a inversão de papéis no trânsito, sabendo que todo condutor é pedestre, mas nem todo pedestre é condutor. Isso aumenta a conscientização dos valores de cada um e o induz a ter atenção e mais responsabilidade com a sua segurança e a do seu semelhante-disse o subsecretário Robson de Oliveira Andrade.
As ações relativas ao projeto começaram na sexta, dia 18, com a divulgação do “Proteja a vida. Pé na faixa, pé no freio” pelas ruas da cidade, por meio de faixas e “bus-doors”. No sábado, dia 19 , os funcionários da Subsecretaria de Transporte e Trânsito estiveram no Shopping Piratas – um importante parceiro no projeto –, para promover a distribuição de material educativo relativo à ação.

-Os operadores de trânsito interagiram de uma forma tão especial com as crianças, principal foco neste dia no shopping, que se criou uma atmosfera divertida e educativa ao mesmo tempo. Várias brincadeiras foram feitas pelos profissionais, o que proporcionou uma aproximação muito legal. Essa ação recebeu elogio de todos os presentes ao Shopping Piratas - disse o subsecretário.

Ao longo da campanha – desde a segunda, 21 –, os responsáveis pela organização do projeto estão promovendo ações nas diversas faixas de pedestre do município, fazendo abordagem com material em bairros como Jacuecanga, Parque Mambucaba e Centro, entre outros.
Segundo o subsecretário de Transporte e Trânsito, o projeto é uma determinação do prefeito Tuca Jordão e do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares de Oliveira, que orientou para que seja desenvolvida uma política pública voltada para o trânsito.

-O projeto é o início da implantação da política municipal de educação e trânsito, que será realizada de forma gradativa e continuada, através de várias ações desenvolvidas- informou Robson de Oliveira.

Fonte: www.japuiba.com.br