NOTÍCIAS

Inauguração de ESF na Banqueta - 07/07/2009


Com mais essa unidade, município conta agora com 38 ESFs



   O prefeito Tuca Jordão inaugurou nessa segunda-feira, dia 6, um módulo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na Banqueta. A unidade fica na Estrada da Banqueta, nº 81, próxima ao campo de futebol. Agora são 38 ESFs no município de Angra dos Reis, que atendem 63% da população. O ESF Clério João da Penha Filho, da Banqueta, contempla uma antiga reivindicação dos moradores e seu principal objetivo é priorizar os serviços de prevenção e educação em saúde. A unidade irá atender prioritariamente os moradores da comunidade, de segunda a sexta, das 8h às 17h,  e tem capacidade para cerca de 100 atendimentos diários.

A equipe será formada por médicos, enfermeiros, auxiliares, dentistas e agentes comunitários. O ESF da Banqueta irá oferecer serviços de atenção básica em puericultura (para crianças de até um ano), pediatria, saúde do adulto, da mulher e do idoso, ginecologia, pré-natal, serviços odontológicos como extrações e obturações, curativos, nebulizações, imunizações, cuidados com hipertensos e diabéticos, dentre outros serviços. Também serão desenvolvidos trabalhos educativos de planejamento familiar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) etc., além de visitas familiares feitas pelos agentes de saúde.   

Tuca Jordão agradeceu a colaboração de todos de sua equipe para esta nova realização e disse que pretende inaugurar mais 11 ESFs até o início do ano que vem. O prefeito acredita que Angra será um dos primeiros municípios a atender 80% de sua população através de unidades de atenção básica, como os ESFs. Para isso, de acordo com o prefeito, será preciso chegar a 55 unidades.

 – Vamos fazer tudo o que foi prometido, até o fim de nosso governo – disse o prefeito, que garantiu aos moradores presentes na inauguração que a unidade da Banqueta será igual às outras, com os mesmos serviços, e que ainda neste ano irá abrir processo licitatório para a construção de área de lazer na localidade, próxima ao ESF. – Todos os compromissos assumidos aqui no bairro serão cumpridos – completou.

A unidade da Banqueta fica em um terreno com cerca de 200m2 de área construída, considerada ampla para os padrões de um ESF, subdividida em sala de odontologia, esterilização, curativos, pré-consulta, vacina, farmácia, administração, além de consultórios, uma copa e uma recepção.

Diogo Ruiz, presidente da associação de moradores da Banqueta, e Ricardo Dutra, subprefeito da região, destacaram o empenho do governo Tuca Jordão em dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo governo anterior, mantendo a excelência da gestão e governando para todos.

Participaram da inauguração o vice-prefeito Essiomar Gomes, a presidente da Câmara dos Vereadores, Vilma dos Santos, o presidente da Fusar, Adílson Bernardo, o secretário de Obras, Leonardo Corrêa, além de vereadores, secretários e subsecretários.

Fonte: www.angra.rj.gov.br