NOTÍCIAS

Entrega da revitalização da escola da Enseada - 18/06/2009


Prefeitura revitaliza E.M. Frei João Moreira e comunidade prestigia à cerimônia


A cerimônia da entrega da revitalização da E.M. Frei João Moreira, na Enseada, realizada na ensolarada manhã da quinta-feira, 18, marcou o início de uma série de inaugurações de obras de revitalização das 65 unidades escolares do município.

O prefeito Tuca Jordão esteve presente com todo o seu secretariado e o subprefeito da Região Central, Ricardo Dutra, para prestigiar o bairro pelas obras na escola, que há 59 anos vem formando gerações.

– É bonito ver as famílias das comunidades da Enseada, do Encruzo da Enseada e do Retiro reunidas aqui, nessa grande festa e conquista, de algo reivindicado há tanto tempo. Por alguma razão, vocês estão sendo beneficiados, porque a primeira inauguração da nossa gestão foi o ESF do Encruzo, também. Esperamos que cuidem da escola, que é a continuação do lar de vocês. Eu vejo a educação como prioridade e afirmo que vamos revitalizar as demais 64 unidades escolares, e já estamos construindo outras cinco para colocarmos mais crianças na escola – falou o prefeito Tuca Jordão, explicando sobre a importância da educação para o desenvolvimento do Brasil. 

O vice-prefeito Essiomar Gomes elogiou as obras feitas pela prefeitura, através da Secretaria de Obras, na escola que nunca havia passado por reformas.

– Vemos a responsabilidade do Executivo e o peso da educação para o município. Quando vereador, fui procurado, muitas vezes, pela comunidade que reivindicava a reforma dessa escola. Esse é o papel do governo, que mostra a integração das secretarias envolvidas, Secretaria de Educação e de Obras, para o bem-estar da população – discursou Essiomar.

A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, estava visivelmente emocionada pela primeira realização palpável de sua secretaria nesta gestão.

– Quero agradecer à equipe de Leonardo Corrêa, secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, pela dedicação na reforma dessa escola, abençoada até no nome, Frei João Moreira. Ele foi um morador da localidade e  foi quem doou o terreno onde a unidade escolar foi construída e desenvolvia um lindo trabalho social. Na educação, a semente é plantada e só podemos colher os frutos, depois. Fazemos no presente, mas só vemos o resultado no futuro – frisou Luciane.

A diretora da escola, Rosemary Fernandes, e auxiliar Ana Cláudia Vidal, fizeram belíssimas homenagens a funcionários antigos, ao prefeito Tuca, à  primeira-dama Alessandra Jordão e à secretária Luciane Rabha. Uma homenagem também foi feita a Jovina Moreira Gonçalves Dias, sobrinha do frei João Moreira, que recebeu das mãos da primeira-dama um buquê de flores.

Ao final, os alunos da escola entoaram a linda canção “Faz um milagre em mim”, e o prefeito Tuca Jordão, junto com o vice-prefeito Essiomar Gomes e a secretária Luciane Rabha, descerraram a placa da revitalização da escola, que ganhou, também,  uma quadra poliesportiva. 

Logo após, o prefeito seguiu para o quintal da escola e, com os alunos, fez o plantio de uma árvore, demonstrando assim a preocupação com a educação ambiental. Um lanche e almoço foi servido a todos os presentes, e as crianças se divertiram com a piscina de bolas e outros brinquedos.


E.M. Frei João Moreira

A escola que atende 255 alunos, nos turnos da manhã e tarde, ganhou uma cara nova. A reforma se iniciou em outubro de 2008, e foi construída uma quadra poliesportiva com 420 m2 e arquibancada, uma cantina e depósito, banheiro para cadeirante e um muro de pedra com drenagem de águas pluviais. 

Segundo a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, na revitalização, o piso foi trocado, sendo padronizado, seguindo as outras unidades escolares. Também foram realizados reparos na parte elétrica, pintura geral interna e externa, reformulação do layout da cozinha, reforma geral nos banheiros, adequação e instalação de novos ventiladores nas salas de aula e concretagem do pátio (descoberto) para recreação.

Fonte:www.angra.rj.gov.br