NOTÍCIAS

Inscrições para novas turmas do TECLAR - 18/06/2009


Já estão abertas as inscrições até o dia 26, nas associações de moradores dos bairros que têm os centros


A prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (Sectel), anuncia as inscrições para novas turmas no projeto Teclar. Abertas desde a segunda-feira, 15, as inscrições poderão ser feitas até o dia 26, nas associações de moradores dos bairros onde existem os centros do Teclar: Monte Castelo, Jacuecanga, Nova Angra, Parque Mambucaba e Centro (com exceção do Frade, onde o prédio em que funcionava o projeto foi demolido para a revitalização da Praça Cacique Cunhambebe, e um novo local está sendo locado pela secretaria, até que a sede do Teclar do bairro seja construída, nas proximidades do Batalhão do Corpo de Bombeiros).

As aulas serão iniciadas no dia 29 de junho, e no Monte Castelo serão abertas as primeiras turmas com 144 vagas para o módulo 1. Nos demais centros, será a mesma quantidade de vagas para os módulos 1 e 2. Como em Jacuecanga, onde serão disponibilizadas 72 vagas para cada. Na Nova Angra, serão 180, no Parque Mambucaba 48, assim como no Centro, onde 180 vagas serão abertas para cada módulo. 

– É importante ressaltar que a oportunidade para a inclusão digital abre portas no mercado de trabalho. Nesse sentido, é fundamental que os candidatos às vagas possam encarar com seriedade e comprometimento as aulas práticas e teóricas. Muita gente não leva a sério, se inscreve e não vem às aulas, tirando a vaga de outras pessoas – contou a secretária Luciane Rabha. 

Muitas novidades vieram para o projeto Teclar neste ano, dentre elas a capacitação para os agentes de inclusão digital e estagiários, lotados nos centros, para definição das didáticas adotadas nas novas turmas que ganharão mais uma aula semanal e um aumento no horário: um acréscimo de 30 minutos nas aulas que tinham a duração uma hora e 30 minutos.

Inovações em 2009

Em cada centro foram criadas turmas especiais para a terceira idade.  A procura foi muito grande e o objetivo é a inclusão social. 

Também foi iniciada a recuperação digital, que são reforços aos alunos com dificuldade de aprendizado nos centros de inclusão. Às sextas-feiras os agentes estão disponíveis para sanar dúvidas e atendem individualmente os alunos.

As apostilas utilizadas como material didático foram remodeladas para atender a nova carga horária dos cursos. E para atender as reivindicações das associações de moradores, que pediam vagas garantidas aos que concluem o primeiro módulo, as vagas agora são destinadas aos que finalizaram o primeiro momento dos cursos.

Entrega de certificados

 Haverá também cerimônias de formatura para entrega dos certificados dos cursos do Teclar. No dia 25 de junho, as turmas da Nova Angra receberão os certificados na E.M. Cleusa Jordão, às 18h. As turmas de Jacuecanga, no dia 29, no polo do Cederj, às 18h, e as turmas do Centro estarão no Cea, dia 30, também às 18h.

www.angra.rj.gov.br