NOTÍCIAS

Plantar para revitalizar área degradada no Pontal - 27/05/2009


Plantio foi coordenado pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura


 

Crianças da Escola Municipal Professor Ururahy, no Pontal, atenderam a solicitação da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Angra, e com o coro “cresce plantinha, cresce plantinha!”, na manhã do dia 25, em poucos minutos plantaram 40 mudas de goiaba-do-ipiranga e paineira-rosa, numa extensa área situada próximo à Rio-Santos, ao lado da escola. A área foi totalmente transformada para receber as mudas que darão nova vida ao local, que antes abrigava um grande ponto de descarte de lixo desorganizado.

A ação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente através da coordenação de Resíduos Sólidos, apoiada pela Subprefeitura da Japuíba e pela Regional do Belém, começou a ser pensada há cerca de um mês. Durante esse período, a prefeitura realizou reuniões com moradores e com os representantes dos condomínios do local para se unirem e resolverem o problema em conjunto, já que o lixo acumulado na área era gerado por eles. Os resultados das reuniões logo apareceram e os moradores passaram a guardar o lixo em casa para ser levado pelo caminhão da coleta. Então a prefeitura limpou o terreno, retirou uma caçamba e o preparou para o plantio. As mudas, adquiridas através de uma parceria, vieram do viveiro que o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) mantém no Abraão (Ilha Grande).

Com a área preparada para o plantio, entraram em ação os alunos da Escola Professor Ururahy , professoras Cleide e Éllen, mobilizadores ambientais da secretaria, funcionários do Serviço Público da prefeitura, subprefeito da região, Ricardo Dutra e as 40 mudas do Inea, que fizeram a alegria da garotada.

Conscientes de que estavam fazendo um bem enorme para a natureza, as crianças, divididas em grupos de cinco, rodearam as cavas e plantaram as mudas com carinho, delicadeza e música. Cada uma tinha uma história para contar sobre lixo, sobre natureza e árvores e prometeram que cuidarão das plantinhas até elas crescerem, já que a escola fica ao lado.

Fonte: www.angra.rj.gov.br