NOTÍCIAS

Prefeitura de Angra inaugura primeira obra de 2009 - 26/05/2009


O 37º módulo de Estratégia de Saúde da Família vai beneficiar moradores do Encruzo, Enseada e Retiro


Sentimentos de emoção e do dever cumprido marcaram o governo municipal durante a festa de inauguração do 37ª módulo de Estratégia de Saúde da Família (ESF), implantado pela Prefeitura de Angra e Fundação de Saúde (Fusar) no município.

O novo ESF está localizado no Encruzo da Enseada e vai beneficiar mais de 800 famílias do Encruzo, Enseada e do Retiro, totalizando cerca de 4 mil pessoas. É um marco importante para a nova gestão porque é a primeira obra que o prefeito Tuca Jordão entrega oficialmente para a população de Angra em quatro meses de governo.

Tuca Jordão, acompanhado pela primeira-dama Alessandra Jordão, vice prefeito Essiomar Gomes, presidente da Fusar, Adilson Bernardo, pela presidente da Câmara, Vilma dos Santos, presidente da associação de moradores do Encruzo, Hilário do Nascimento, e quase todo o secretariado , ressaltou que aquela noite era especial para ele, para os moradores, para a equipe de saúde e toda a cidade.

_ É com muito orgulho que entregamos esta obra, em quatro meses e 23 dias de governo. Mesmo enfrentando crise e barreiras diversas, temos a consciência de que devemos trabalhar e fazer o melhor sempre para a nossa população, e graças a Deus estamos conseguindo. Agradeço a todos que tornaram este sonho possível. Vamos continuar nosso caminho de realizações e entregar, dentro de pouco tempo, diversas outras obras como escolas, terminal rodoviário e mais unidades de saúde, que já estão quase prontos. Em relação à saúde, estamos quase chegando a nossa meta, que é implantar 60 módulos de saúde da família em Angra e atingir 85% de cobertura de saúde nesta área, que é o que Ministério de Saúde preconiza para os municípios. Esta meta foi estipulada pelo melhor prefeito que Angra já teve, que foi nosso querido Fernando Jordão, e agora é nossa, e vamos cumpri-la. Até o final deste ano, entregaremos um total de 11 novos módulos para a cidade- garantiu Tuca .

O ESF localizado em uma enorme casa da Rua Edair Garcia, foi recebido com bastante alegria pelos moradores, que compareceram em peso à inauguração para ver de perto a obra sonhada há muitos anos, como explicou Teresa dos Santos Fernandes, moradora há 58 anos no bairro, mãe de dois filhos e quatro netos.

_ Durante todo este tempo sonhamos com esta obra. É uma bênção para todos nós. O posto ficou muito bonito e agora vamos ter a assistência que merecemos. Nunca pude fazer um bom tratamento dentário e agora chegou a minha vez. Agradeço a todos que lutaram, como nós, para que esta obra fosse realizada- disse Teresa.

O novo módulo recebeu o nome da moradora do bairro, muito querida por todos, a enfermeira Simy Auday da Rosa, falecida há alguns anos. Simy era esposa de Jorge Rosa, que representou a família na inauguração.

A obra, implantada pela prefeitura e Fusar, foi uma indicação da presidente da Câmara Municipal, Vilma dos Santos, que compareceu ao evento acompanhada de diversos vereadores.

Durante a inauguração, a prefeitura homenageou o senhor Carmelo Jordão, empresário da cidade e pai do ex-prefeito Fernando Jordão, falecido no último fim de semana.

O ESF vai atender crianças, jovens, adultos e idosos que terão toda a assistência médica e odontológica necessária, além de serviços de fisioterapeuta, psicólogos, assistentes socais. fonoaudiólogas e grupos de acompanhamento de puericultura, hipertensão, diabetes e diversos outros.

A equipe de saúde responsável pela unidade, presente à inauguração, foi apresentada pelo prefeito para a comunidade. É composta pelo diretor do ESF, o enfermeiro Jacy Florêncio Pinto, médicos Ricardo e Lília, agentes de saúde Michele, Cristiane, Sabrina e Ivete, auxiliar de enfermagem Maria Alice e auxiliar de consultório odontológico Verônica.

O ESF Simy Auday Rosa funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Possui dois consultórios médicos, um consultório odontológico, uma sala de recepção, uma sala de triagem, uma farmácia, uma sala de curativo, uma sala de esterilização, cozinha, copa, almoxarifado e área para grupos de trabalho.

Fonte: www.angra.rj.gov.br