Ação Social

 

 

SOLIDARIEDADE É ACIMA DE TUDO RESPEITO

 

            Disse o Mestre: “Sem caridade não há salvação”. Caridade é irmã da solidariedade. Segundo o dicionário Houaiss, solidariedade é a cooperação mútua entre duas ou mais pessoas e caridade é a ação que beneficia outra pessoa.

            Temos visto muitas catástrofes climáticas acontecerem em nosso país e pessoas, geralmente com condições financeiras já críticas, perderem todos seus bens, que conseguiram com tanta dificuldade, e o que é ainda pior, perderem entes queridos. Estas pessoas, que já viviam em condições mínimas de conforto, são levadas para alojamentos precários, onde as condições de higiene são deprimentes. Não podemos acabar com toda a dor e sofrimento dessas pessoas, mas podemos amenizar de alguma forma, por exemplo: com a solidariedade. Se cada um de nós fizer um bem em prol do próximo, o mundo se tornará melhor. Muitas vezes temos roupas no armário que não mais usamos, ou temos condições de comprar alimentos ou artigos de higiene para doar a quem não tem condições de adquirir; e não fazemos. Por quê?

            A mídia tem noticiado desvios de donativos em algumas cidades do Brasil, mas não devemos deixar que estes incidentes inescrupulosos influenciem negativamente a boa ação de ajudar o próximo. Façamos a nossa parte. Além disso, ainda temos a opção de efetuar a solidariedade direta, praticando a caridade àquele que está pertinho de nós. Muitas vezes não notamos que o nosso vizinho está precisando de um casaco, um cobertor para se aquecer no inverno. Vamos olhar mais para quem está perto. Às vezes, basta até mesmo a caridade moral, como um gesto de carinho, atenção, uma palavra amiga.

            Agradeçamos ao Pai o privilégio de termos o necessário e estendamos a mão a quem está aflito. Mas, atenção: procure doar o que você ainda usaria, porque se você jogaria fora, por que serviria para o outro?

            Seja consciente: ser solidário é acima de tudo respeitar o próximo.